18 março 2010

Desenho animado ajuda crianças autistas

O Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, Inglaterra, acaba de desenvolver um desenho animado voltado para crianças autistas entre 4 e 8 anos, com o objetivo de ajudá-las a identificar as expressões faciais humanas e os estados de emoção. O desenho chamado "The Transporters", narrado pelo ator Sthepen Fry, é dividido em episódios de 15 minutos e foca em emoções diferentes, como felicidade, tristeza e até inveja. Os protagonistas são trenzinhos animados.

"Crianças autistas adoram assistir filmes de carros e outros veículos cujo comportamento, definido por leis fixas, é previsível. Dessa forma, elas evitam olhar nos rostos das pessoas, cujas expressões imprevisíveis podem confundi-las. Tivemos a idéia de incorporar faces em veículos para ensiná-las a lidar com as emoções", disse o professor do Centro, Simon Baren-Cohen.

Depois de assistirem o DVD por quatro semanas, crianças com níveis altos de autismo foram capazes de compreender e descrever as emoções humanas tão bem como as outras. "Depois de um mês assistindo ao desenho, meu filho começou a não só perguntar às pessoas se elas estavam felizes, mas a chamar a minha atenção para pessoas que pareciam estar tristes, coisa que ele nunca fez antes", disse Carol Scibor, mãe de umas das crianças que fizeram parte dos testes.

Baren-Cohen atenta para o fato de que o desenho está longe de ser uma cura milagrosa para o autismo, mas garantiu que têm grandes benefícios educacionais. O DVD será distribuído de graça para 30.000 famílias no Reino Unido. O autismo afeta 1% da população, 80% dos quais são homens.


Veja mais no site http://www.transporters.tv/

Nenhum comentário: