06 fevereiro 2013

::::Programa de habilidades sociais para adolescentes com autismo e Asperger
Um dos principais problemas enfrentados pelos adolescentes que estão dentro das Perturbações do Espectro do Autismo (ASD) é o correto desenvolvimento de suas habilidades sociais. Este aspecto, em particular, na adolescência, é particularmente relevante. A adolescência é um momento sempre complexa e, em meninos e meninas com ASD este não é excepção. Eles enfrentam dois desafios enormes, por um lado para não cair em bullying situações, e, por outro lado, ser capaz de desenvolver habilidades para viver no grupo majoritário.

A falta do bom desenvolvimento das relações sociais, por sua vez implica um possível déficit no desenvolvimento emocional do adolescente. No artigo publicado no Jornal do Autismo, intitulado " Os adolescentes com autismo, adolescentes sem amigos "nós resolver este problema e sua importância, e, no caso específico da síndrome de Asperger é discutido no artigo intitulado" Perfil de competências sociais e amizades no Síndrome de Asperger ". O fato de desenvolver relações amistosas também será crucial na prevenção da temida intimidação sobre este tema pode encontrar mais informações aqui e aqui .

A fim de melhorar e aumentar a qualidade dos relacionamentos e habilidades sociais de adolescentes com autismo, a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) lançou o programa para o " enriquecimento Habilidades Educação e Social "(Companheiros), para adolescentes com autismo, TDAH, depressão, ansiedade ou outros problemas de ordem social. Os resultados desse programa foram publicados na revista " Journal of Developmental Disorders Autismo e ". No artigo, o programa gerenciador de Elizabeth Laugeson e colegas, mostra como o programa melhorou as habilidades sociais produziram melhorias significativas após 14 semanas de sessões. Ele também enfatiza que problemas de comportamento foram reduzidos consideravelmente. Adolescentes que faziam parte deste programa melhorou seu nível de compreensão de competências e habilidades sociais, e, por sua vez, foram capazes de estabelecer e manter relações de amizade com outros adolescentes. O programa tem por sua vez, com o envolvimento direto dos pais, que recebem formação específica sobre a forma de apoiar e se juntar à equipe de programa social a aquisição de competências.

Para realizar este programa de habilidades sociais, os grupos de trabalho se reúnem semanalmente para uma hora e meia por um período de 14 semanas. Muitas das habilidades que os adolescentes com ASD aprender são competências que são adquiridas naturalmente, mas, neste caso, e por causa do transtorno têm muitas deficiências em seu desenvolvimento adequado. Estas sessões irão moldar adolescentes compreender e participar de forma adequada em papéis sociais, testa as habilidades que adquirem, e exercícios reais, como convidar um colega para sua casa, onde pais se voltam exercer um trabalho de supervisores. Por sua vez, a abordagem é concebido a partir da perspectiva do adolescente e do adulto. Determinadas situações, tais como ridículo ou desprezo, propuseram soluções do ponto de vista de um adolescente, e não do ponto de vista do adulto. Este programa tem sido capaz de verificar que essa mudança de perspectiva faz uma grande diferença quando enfrenta situações que podem tornar-se complexa.

Trabalhando a partir do ponto de vista da aprendizagem e consolidação de habilidades sociais a partir do ponto de vista do adolescente marca um novo paradigma no desenvolvimento de tais oficinas de habilidades sociais. Use a literalidade e concretude do modelo de aprendizagem de adolescentes com Síndrome de Asperger é crucial, como é realçado Elizabeth Laugeson, que teve proveito dos pontos fortes para melhorar deficiências na habilidade para entender e desenvolver suas habilidades sociais .


Fonte: http://autismodiario.org/2012/06/24/programa-de-habilidades-sociales-para-adolescentes-con-autismo-y-asperger/


Comunidade Síndrome de Asperger-Autismo infantil Facebook
 https://www.facebook.com/Sindrome.de.Asperger.Autismo.Infantil

Nenhum comentário: