15 dezembro 2009

Beatriz Padovan: “Da curiosidade à vontade de ajudar”

Fonoaudióloga e criadora do método Padovan, Beatriz já viajou o mundo divulgando como ajudar pacientes com síndromes, paralisia cerebral e acidente vascular cerebral

Por Anna Ruth Dantas

Conhecida mundialmente por ter criado o Método Padovan, a fonoaudióloga Beatriz Padovan é uma referência no tratamento de crianças e adultos com síndromes, paralisia cerebral, vítimas de Acidente Vascular Cerebral. O modelo de tratamento que ela desenvolveu é focado na reconstrução” das fases do desenvolvimento, atuando na organização do sistema nervoso.

A eficácia desse método é comprovada pela proliferação dele no mundo todo. Desde 1979 Beatriz Padovan ministra cursos em países europeus ensinando o modelo de tratamento. A fonoaudióloga ressalta que o centro de todo trabalho não é a doença, mas o ser humano, o próprio paciente.

“Uma criança que tem um retardo no seu desenvolvimento você pode curá-la com o método. Ou uma pessoa que tenha tido um derrame cerebral, você pode levá-la a ter uma vida normal outra vez, depende da extensão, da lesão, depende do tempo”, destaca a criadora do método, que esteve em Natal para ministrar um curso a convite da fonoaudióloga Yara Caldas.

E, acreditem, todo esse trabalho de Beatriz Padovan surgiu por curiosidade. Ela trabalhava como professora em uma escola pública quando percebeu que cinco alunos não acompanhavam o aprendizado. Informada que se tratava de um caso de Dislexia, a então educadora foi em busca de descobrir como tratar a doença. Começava aí todo o processo de descoberta que viria, mais tarde, a originar o Método Padovan.

É com toda autoridade de quem desenvolveu o método, que Beatriz afirma: o Rio Grande do Norte é referência nesse trabalho para o Norte e Nordeste. Inclusive é no Estado potiguar que está instalado o Centro Nordestino Padovan.

Continua.
A entrevista segue no site, clique no link título

4 comentários:

Anônimo disse...

olá...parabens pelo seu blog e por ser essa mulher que pelo que pude perceber é uma guerreira...que Deus abençoe a voce e sua familia cada dia mais...bjus e fique com Deus e não esqueça voce tudo pode naquele que te fortalece.

Andre Kessler disse...

Oi querida, entro em contato contigo, atraves, do blog do professor de educacao fisica,o professor sergio castro.Que deixou teu link no site dele, gostaria de saber se tenho tua autorizacao; para replicar tua reportagem na integra no meu blog, que tambem aborda a tematica inclusiva com a beatriz Padovan, gostei muito de tua reportagem. Tem como trocarmos nossos msn para conversarmos mais? deixo aqui meu contato ser[a um prazer te ouvir e falar contigo, desde j[a deixo um abraco carinhoso. Meu msn [e alskessler@hotmail.com

Mãe de autista - Aceitação e amor para a cura disse...

Olá minha querida,
Adorei seu blog!!! Parabéns!!!
Eu estou fazendo pesquisas sobre o método Padovan, vc poderia me explicar ou relatar se tiver uma experiência com o método? Estou no Rio de Janeiro e entrei em contato com a fono Iolanda Bezerra e vou marcar uma avaliação com o meu filho.
Parece que o método é muito eficaz...
Fico no aguardo.
michellafranca@ig.com.br
Michella

Mãe de autista - Aceitação e amor para a cura disse...

Olá minha querida,

Adorei seu blog! parabéns!
Estou estudando sobre o método Padovan e gostaria de saber mais sobre ele e se vc tem alguma experiência sobre o método. Estou no Rio de Janeiro e já entrei em contato com a fono Iolanda para fazer uma avaliação com o meu filho. Achei o método eficaz, mas quero estuda-lo um pouquinho mais...
Quando puder, me responde por favor.
michellafranca@ig.com.br
Michella