::::Programa de habilidades sociais para adolescentes com autismo e Asperger
Um dos principais problemas enfrentados pelos adolescentes que estão
dentro das Perturbações do Espectro do Autismo (ASD) é o correto
desenvolvimento de suas habilidades
sociais. Este aspecto, em particular, na adolescência, é particularmente
relevante. A adolescência é um momento sempre complexa e, em meninos e
meninas com ASD este não é excepção. Eles enfrentam dois desafios
enormes, por um lado para não cair em bullying situações, e, por outro
lado, ser capaz de desenvolver habilidades para viver no grupo
majoritário.
A falta do bom desenvolvimento das relações
sociais, por sua vez implica um possível déficit no desenvolvimento
emocional do adolescente. No artigo publicado no Jornal do Autismo,
intitulado " Os adolescentes com autismo, adolescentes sem amigos "nós
resolver este problema e sua importância, e, no caso específico da
síndrome de Asperger é discutido no artigo intitulado" Perfil de
competências sociais e amizades no Síndrome de Asperger ". O fato de
desenvolver relações amistosas também será crucial na prevenção da
temida intimidação sobre este tema pode encontrar mais informações aqui e
aqui .
A fim de melhorar e aumentar a qualidade dos
relacionamentos e habilidades sociais de adolescentes com autismo, a
Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) lançou o programa para o
" enriquecimento Habilidades Educação e Social "(Companheiros), para
adolescentes com autismo, TDAH, depressão, ansiedade ou outros problemas
de ordem social. Os resultados desse programa foram publicados na
revista " Journal of Developmental Disorders Autismo e ". No artigo, o
programa gerenciador de Elizabeth Laugeson e colegas, mostra como o
programa melhorou as habilidades sociais produziram melhorias
significativas após 14 semanas de sessões. Ele também enfatiza que
problemas de comportamento foram reduzidos consideravelmente.
Adolescentes que faziam parte deste programa melhorou seu nível de
compreensão de competências e habilidades sociais, e, por sua vez, foram
capazes de estabelecer e manter relações de amizade com outros
adolescentes. O programa tem por sua vez, com o envolvimento direto dos
pais, que recebem formação específica sobre a forma de apoiar e se
juntar à equipe de programa social a aquisição de competências.
Para realizar este programa de habilidades sociais, os grupos de
trabalho se reúnem semanalmente para uma hora e meia por um período de
14 semanas. Muitas das habilidades que os adolescentes com ASD aprender
são competências que são adquiridas naturalmente, mas, neste caso, e por
causa do transtorno têm muitas deficiências em seu desenvolvimento
adequado. Estas sessões irão moldar adolescentes compreender e
participar de forma adequada em papéis sociais, testa as habilidades que
adquirem, e exercícios reais, como convidar um colega para sua casa,
onde pais se voltam exercer um trabalho de supervisores. Por sua vez, a
abordagem é concebido a partir da perspectiva do adolescente e do
adulto. Determinadas situações, tais como ridículo ou desprezo,
propuseram soluções do ponto de vista de um adolescente, e não do ponto
de vista do adulto. Este programa tem sido capaz de verificar que essa
mudança de perspectiva faz uma grande diferença quando enfrenta
situações que podem tornar-se complexa.
Trabalhando a partir do
ponto de vista da aprendizagem e consolidação de habilidades sociais a
partir do ponto de vista do adolescente marca um novo paradigma no
desenvolvimento de tais oficinas de habilidades sociais. Use a
literalidade e concretude do modelo de aprendizagem de adolescentes com
Síndrome de Asperger é crucial, como é realçado Elizabeth Laugeson, que
teve proveito dos pontos fortes para melhorar deficiências na habilidade
para entender e desenvolver suas habilidades sociais .
Fonte: http://autismodiario.org/2012/06/24/programa-de-habilidades-sociales-para-adolescentes-con-autismo-y-asperger/
Comunidade Síndrome de Asperger-Autismo infantil Facebook
https://www.facebook.com/Sindrome.de.Asperger.Autismo.Infantil
O autismo é uma disfunção global de desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação de um indivíduo. Por englobar diferentes graus de comprometimento, e indicando diferentes caminhos (embora não se saiba exatamente o que faz uma pessoa ser autista ou não), é muitas vezes chamado de desordem do espectro autista, ou seja: é um conjunto de anormalidades de interação social. As três principais formas são: autismo, síndrome de Asperger e transtorno invasivo do desenvolvimento não-especificado.
06 fevereiro 2013
Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista
Imagens: Reprodução do site carlyscafe.com
Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da
canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos
dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje,
Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro
meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e
fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR
e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo
mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia
imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi
incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes
sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um
livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um
site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial
que recebe em situações cotidianas, como ir a um café. “O autismo me
trancou em um corpo que eu não posso controlar”, diz ela no site.
Veja o site:

Acesse o link e leia mais.
Link da reportagem:
Achei interessante como hoje com o uso da tecnologia nós podemos alcançar lugares em que pensávamos inatingíveis, um desses é a mente de um autista, que por longos anos muitos profissionais, familiares e pessoas que tem algum tipo de contato com essas pessoas pensavam como íam transcender isso, essa adolescente é prova viva que eles são e estão conectados a este "nosso mundo" ao contrário do que muitos pensam, essa é a minha opnião sobre o site e o que ele transmiste, pelo menos para mim, experimente.
Ana Marques
04 fevereiro 2013
Voltei?
Hoje resolvi postar de novo no blog, devido há muitas dificuldades que venho enfrentando desde que me mudei de Brasília, estava realmente desanimada para retornar e falar dos movimentos que vem acontecendo. Sei que posso ter deixado de lado a coisa que mais tenho lutado desde então, que é o Autismo.Meu filho hoje está praticamente um adulto, com quase 18, e é por ele e por tantos que resolvi criar este blog, então por ele estou voltando, a pedido da família e alguns amigos a quem eu tenho carinho especial.O blog retorna hoje e vou atualizá-lo e deixá-lo mais dinâmico (claro, o blogspot mudou e preciso reaprender a mexer nele) enquanto isso deixo a foto do meu lindo Matheus (rsss) que já tá um homem e que agora enfrenta novos desafios na vida.Espero poder contribuir mais ainda por essa causa.
Hoje resolvi postar de novo no blog, devido há muitas dificuldades que venho enfrentando desde que me mudei de Brasília, estava realmente desanimada para retornar e falar dos movimentos que vem acontecendo. Sei que posso ter deixado de lado a coisa que mais tenho lutado desde então, que é o Autismo.Meu filho hoje está praticamente um adulto, com quase 18, e é por ele e por tantos que resolvi criar este blog, então por ele estou voltando, a pedido da família e alguns amigos a quem eu tenho carinho especial.O blog retorna hoje e vou atualizá-lo e deixá-lo mais dinâmico (claro, o blogspot mudou e preciso reaprender a mexer nele) enquanto isso deixo a foto do meu lindo Matheus (rsss) que já tá um homem e que agora enfrenta novos desafios na vida.Espero poder contribuir mais ainda por essa causa.
Abraços a todos neste dia.
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