22 setembro 2011

Preconceito autismo inserção mercado de trabalho

É com profunda tristeza que relato a vocês que a TV Bandeirantes editou de forma preconceituosa e exibiu em seu jornalismo matéria com nosso amigo Daniel, filho de nossa querida batalhadora pela causa do autismo e síndrome de Asperger, Silvia Jansen. Restou à Silvia a surpresa e o descontentamento sobre aquilo que se acreditou ser uma matéria positiva sobre inclusão.

Antes da exibição a emissora foi procurada e solicitado a gentileza de não levar ao ar a opinião degradante em relação ao Daniel da diretora do orgão em que ele atua, pois há tempos o tratamento dispensado a ele é de praticamente assédio moral no trabalho, o que foi apenas reforçado pelas palavras da entrevistada, como se pode constatar. Foi garantido que o conteúdo seria focado na inclusão, o que de fato não ocorreu, distorcendo-se inclusive o foco da matéria que seria trabalho e inclusão.

Como todos nós aqui sabemos fazem parte das características aspie a sinceridade e a verdade no discurso.Questionado pela repórter sobre o tratamento no local de trabalho, houve uma resposta verdadeira por parte do Daniel, de como realmente são os fatos; e temos certa noção. No entanto essa declaração simplesmente foi retirada na edição. Acompanhando as suas respostas, a diretora como forma de vingança citou somente pontos negativos como falta de entrosamento, pequena depressão, dificuldades de relacionamento, não cumprimento, certa falta de higiene, baixa produtividade e dificuldades manuais.

O que torna tais citações mais chocantes é o fato da Sra. Marta Portas receber sistematicamente orientações e informações sobre a síndrome através da ADACAMP, a entidade responsável pela inclusão. Criticar um autista desta forma ciente de todas as suas características é no mínimo injusto e cruel. Exigir que as evite ou não as tenha é como pedir a alguém para não ser como de fato ele é.

Todo o direito de estar onde está tem o Daniel sendo concursado, algo que muitos na própria Secretaria do Meio Ambiente não o são. Todo o direito de se beneficiar pela lei de cotas de 1999 também.

É nosso dever delatar essas atrocidades e revertê-las em benefício do autismo/síndrome de Asperger como fizemos em outras ocasiões rendendo exibições instrutivas e informação sobre o assunto. Não podemos concordar com atitudes como a da Band e da Sra. Marta.

Lembrando que o Daniel já venceu muitos obstáculos, como ser o primeiro autista a receber título de mestrado e ainda por uma entidade privilegiada como a UNICAMP. Graças a ele e seus pais muito foi feito em favor do autismo, portanto temos a obrigação de apoiá-los. Lembrando que muito do que desejamos para nossos filhos no futuro, é feito no presente por pessoas como o Daniel e seus pais, portanto temos de estar ao lado deles neste momento e expressar nossa solidariedade. São guerreiros e merecem nossa admiração.

Conto sinceramente com o apoio de todos nossos amigos e espero que deste evento possamos trazer muitos benefícios, portanto além de expressarem sua indignação sugiro solicitar espaço na emissora para a divulgação da síndrome e principalmente das atividades da ONG sob direção da nossa querida Silvia.

Email da Band Campinas: jornalcps@band.com.br
O vídeo da reportagem:

2 comentários:

www.janelinhaparaomundo.blogspot.com disse...

Esta "Marta" consegue, sozinha, dar um verdadeiro show de ignorância!

Lorena disse...

A reportagem foi feita sem nenhum profissionalismo, estou terminando o curso de jornalismo e posso ratificar isso. É dever do jornalista apresentar os dois (ou mais)do assunto e não ressaltar os lados negativos como ficou tão evidente ao mostrar a sonora da diretora. Lamentável.