10 fevereiro 2011

Depois de intensa mudança

Olá amigos

Depois de uma correria a vida começa a tomar rumo, muito difícil esse início de mudança de Estado, a família sente, é um misto de sentimentos que experimentamos muitas vezes complexo, até eu pra me readaptar ao RJ está complicado, o calor me incomoda, a agitação de uma cidade grande, tinha realmente desacostumado, Matheus e Daniel já estão em uma nova escola, já feito os comunicados devidos sobre a situação do Matheus, vamos ver no decorrer do ano letivo como vai ser, ele ainda está meio tímido, afinal ficamos 06 anos longe do RJ, em Brasília tudo é diferente, e agora que já está com 15 anos as coisas que pareciam ser simples de aceitar naquela época agora geram questionamentos. Já estamos instalados num aptº e Matheus no início clamava pela Internet, sua companheira diária, já que gosta muito do Super Mário Bros e vive a volta com programas de criação de novos jogos para o Mário, eu sinceramente sou leiga, mas ele tenta me explicar e eu tento entender rs.Demorou mas o pai providenciou então ele sossegou de ficar me cobrando.
Outro dia ele quis se aventurar na cozinha e me ajudou a cortar o peito de frango, ele nunca havia se interessado por isso, então quando surge esse tipo de interesse eu deixo ele realizar, tirei umas fotos e ele fez direitinho, eu expliquei o cuidado com a faca, para não se cortar e ele foi bem cuidadoso, pra mim acho que preciso deixar ele se aventurar em certas situações pois confesso, tenho medo de soltá-lo demais, enfrentar certas dificuldades, tenho essa falha comigo ha anos, sempre sendo "chamada a atenção" pelos profissionais que o atendem, procuro me policiar mas confesso ser uma coisa muito difícil pra mim. Segue a foto dele me ajudando na cozinha, fiquei muito orgulhosa dele rs.


A cada conquista, por menor que seja nos alegra, pois há a necessidade de uma preparação para a vida adulta e precisamos estar consciente disso, sei que tenho muito a aprender e também saber que ele está crescendo (e muito) e que o tempo passa rápido demais, e sem a instrução para uma vida adulta no caso do asperger, ele poderá se perder. Um grande abraço aos amigos de Brasília, do Movimento Orgulho Autista MOAB-DF ao qual me ajudou muito.
Achei o vídeo Michael Andrews interessante, uma música calma que explica um pouco da cabeça de um autista. A letra e a tradução estão aqui:  http://letras.terra.com.br/michael-andrews/666576/traducao.html


2 comentários:

Anônimo disse...

AMEI seu post.. tbm tenho um filho autista e sou MEGA protetora..sempre tomo broncas. MAS mesmo assim, tenho certeza que fazemos um execelente trabaho com ele!!! Viu ue lindo seu fihote!!!
parabens!
Gislaine - Mãe Matheus (risos)

A Mãe do Autista disse...

Oh tão querido!!!!!!!Meus olhos encheram de lágrimas o vê-lo cortando o frango!
Sim mãe, como é difícil deixá-los mais soltos!!!!!