18 outubro 2009

Autista apresenta projeto para construção de um monumento


Município pode ganhar monumentos ‘Raio Vívido’ – obra do artista Flávio Vargas tem 18m de altura e mais de 5 toneladas

Um autista de 33 anos de idade está chamando a atenção das autoridades de Imbé. Apenas com a 4ª série do ensino fundamental, Flávio Mendes Vargas projetou, calculou e construiu sozinho um monumento de 18 metros de altura e com mais de 5 toneladas.
O monumento denominado “Raio Vívido” - numa homenagem ao hino nacional - foi apresentado na semana passada para o prefeito Darcy Luciano Dias, o presidente da Câmara de Vereadores José Paulo Firme da Rosa, vereadores e técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura. O objetivo do autista-artista é buscar apoio do Legislativo e do Executivo para a execução do projeto, que tem a forma de um caniço, representando a prática da pesca na ponte que liga Imbé e Tramandaí. Durante mais de um ano Flávio vem adquirindo o material com recursos próprios e depositando em sua casa, no Balneário de Mariluz.

Tudo que ele aprendeu sobre física e mecânica quântica foi através de leituras em livros em casa – explicou orgulhosa a mãe Morena Rita Vargas. O projeto de Flávio prevê a fixação de duas colunas de concreto (de 2,5 toneladas cada e 18m20cm de altura) para sustentação de um pêndulo de 15 kg, o qual faria o movimento de içar e baixar um caniço gigante através de uma força magnética vertical. O local escolhido pelo autista para a construção do monumento é a avenida Rio Grande, próximo a ponte Giuseppe Garibaldi.

O prefeito Darcy ficou entusiasmado com a criação de um monumento para o município e principalmente pelo fato de o idealizador ser uma pessoa especial. Ele prometeu analisar as condições da construção e execução do projeto com a equipe de arquitetos e engenheiros da prefeitura. “O projeto muito interessante e apropriado para o nosso município. Mas, melhor ainda é saber que temos em nossa terra um autista que é um verdadeiro artista. É impressionante ver que, mesmo com suas limitações, teve a capacidade de desenvolver todo esse projeto sem ter o estudo apropriado”, destacou.

Nenhum comentário: