08 maio 2008

Comentário na revista Época

Olá amigos,

Os comentários no site da ÉPOCA da matéria Autistas em Cativeiro superaram em número (17 páginas) os da matéria de capa sobre COLESTEROL (8 páginas).Em todo o mundo os pais de autistas com alto grau de comprometimento gritam : A desculpa da necessidade de manter vínculos familiares para os autistas não terem acesso a tratamento em tempo integral, perpetuando pessoas confinadas em suas residências, é surreal e cruel.


Só ajudam os governos a não gastar conosco o dinheiro devido. Primeiro porque não se rompem vínculos assim tão facilmente.Depois mães não vão poder trabalhar,e vão todos ficar juntinhos passando fome e tomando remédios juntos para minimizar os sintomas da depressão e da hiperatividade. Os custos de tratamento de autismo para estes casos são altíssimos,absurdos (5 mil reais em média). Irmãos precisam trabalhar e estudar.Empregados quando os temos não substituem mão-de-obra especializada e nem ficam em lares que consideram problemáticos.



Famílias pobres sequer dinheiro têm pra comer e meios pra se deslocar com filhos hiperativos por mais medicados que estejam, defecando e urinando atoa,autoagredindo-se e agredindo a terceiros.Levar filhos em grau severo de autismo em ônibus para escolas comuns é uma dupla piada muito mórbida - do ônibus e da escola.A matéria da revista ÉPOCA é fantástica no sentido de desmistificar a tentativa de padronização dos casos de autismo.O grande cientista Dr.Marcos Mercadante,a quem devoto grande admiração pela humildade e amplo conhecimento de causa diz:cada caso de autismo é um caso e as suas consequências desestruturantes ocorrem em intensidades diferentes.


Só quem as vivenciam sabem.O tratamento em tempo parcial ou integral para graus diversos de autismo severo é indispensável. Se o Governo não tem competência, e eu acho que não tem,que entregue à sociedade civil esta tarefa das famílias administrarem as residências terapêuticas,com os convênios necessários à sua sobrevivência. Faça parcerias com a iniciativa privada.Nada mais justo. Os vínculos de amor jamais serão rompidos. O importante é a recuperação do indivíduo sob proteção 24 horas, substituindo as amarras, o trancafiamento,as correntes,as jaulas, e a estabilidade emocional e econômica de suas famílias.


Angélica MenezesMãe de Ygor (22)
ASSOCIAÇÃO BAIANA DE AUTISMO
http://associacaobaianadeautismo.blogspot.com


Na Bahia são cinco casos de cativeiro que conhecemos e milhares de pessoas autistas confinadas.Os pais das pessoas em cativeiro ficaram com medo, pediram pra retirar e a repórter Tania Noguiera só pôde publicar aqueles casos que estão na matéria.

Nenhum comentário: