26 abril 2008

Sexualidade Especial

Sexualidade Especial

Géssica Hellmann


Neste artigo abordo a orientação sobre a sexualidade de crianças e adolescentes especiais, como, por exemplo, portadores de Síndrome de Down e Cadeirantes. Sabemos que a sexualidade em si já é encarada com certo preconceito. Falar sobre ela já gera polêmica, imagine abordar este assunto no contexto de pessoas especiais.
Segundo Trabbold (2006) "Por medo de expor o adolescente a riscos físicos e emocionais, muitos pais negam a existência do problema e preferem encarar o filho como um "anjo assexuado". Por outro lado, os profissionais das instituições especializadas tendem a rotulá-los como pessoas hipersexualizadas, que não têm autocontrole".
Segundo a autora, uma pesquisa feita pelo psicólogo Hugues Costa da França Ribeiro, comprovou o que sua experiência de dez anos na área já havia lhe ensinado: que eles têm desejo sexual, anseiam por uma relação afetiva e que são capazes de aprender a lidar com sua própria sexualidade.


Continua em : http://www.webartigos.com/articles/5142/1/sexualidade-x-pessoas-especiais/pagina1.html

Um comentário:

Mara Narciso disse...

Aninha,

Só posso parabenizá-la pela iniciativa. Falar num transtorno de comportamento, de forma clara e firme, sem difarces, é uma maneira de aliviar o preconceito que o cerca.

O peso do diagnótico embora tenda a nos levar a paralisia, desejo que a mesma nos faça mover sempre em busca do esclarecimento e do tratamento correto.

A sexualidade da forma abordada aqui coloca luz nesse lado tão pouco falado.

Muito bom!

Mara Narciso